DIRETOR DA PATMOS

215c3039-677c-47cd-90d8-c82f3cb14b72.jpg

 

O Sr. Juventino Bicudo Filho é Proprietário/ Diretor Técnico da PATMOS Gestão de Negócios e Treinamentos.
Atua como consultor sênior na implantação de sistemas de gestão nas empresas. 

Possui larga experiência, que inclui mais de 20 (vinte) anos de trabalhos de consultoria para os mais diversos grupos econômicos: transporte de passageiros, transportes de cargas, industrias químicas, industrias metalúrgicas, entidades de ensino, usinas, empresas do ramo funerário e plano assistenciais, consultoria imobiliária e alcoólica, entre outras.

 

Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de Piracicaba.
Possui Especialização em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Formado  em Analista Comportamental com tecnologia COACHECOM-DISC.

 

Alguns dos importantes projetos coordenados durante sua carreira incluem:

 

- Coordenação de  trabalhos nas empresas do Grupo Comporte, onde incluem as empresas de transporte de passageiros: Viação Piracicabana (Piracicaba e Baixada Santista), Breda Transportes e Serviços,  Empresas de transportes do Estado do Paraná (Londrina, Maringá e Apucarana,) Estado do Mato Grosso do Sul (Campo Grande). 

 

- Tem forte domínio das Normas ISO9001 (Gestão da Qualidade), ISO14001 (Gestão de Meio Ambiente), OHSAS18001 (Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional), Prêmio Nacional da Qualidade, Prêmio Paulista da Qualidade, entre outros Sistemas de Gestão.

 

- Responsável pela criação e atualização do Modelo de Gestão PATMOS onde promovemos uma síntese das mais variadas ferramentas e práticas de gestão utilizadas no mundo.

 

- Foi, durante 3 (três) anos, Coordenador e Professor Voluntário do Cursos de Gestão Sistêmica baseado nos Valores Humanos para etnias negras e indígenas  promovida pela Diagrama Consultoria em Gestão Empresarial e pelas Associações Comerciais e Industrias nos municípios de Piracicaba, Campinas, Sorocaba e São Vicente e Bauru.

 

Como consultor, vem desenvolvendo projetos nos mais variados segmentos:

 

- Desenvolvimento e implementação do Planejamento Estratégico.

- Realização de Diagnóstico Empresarial independente do porte da empresa.

- Projetos de Formação de Auditores Internos.

- Implantação do Sistema de Gestão Integrado para as normas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional, Responsabilidade Social.

- Avaliação das adaptações necessárias para implementar o Sistema de Gestão Integrado, estabelecer, documentar e manter o Sistema de Gestão Integrado, melhorar continuamente a sua eficácia de acordo com os requisitos normativos.

- Preparar e distribuir planos, políticas e procedimentos da QSMS.

- Assegurar a compreensão do sistema de gestão integrado, implementado e mantido em todos os níveis da organização.

- Estabelecer relações com partes externas e interessadas relacionadas ao sistema de gestão integrado.

- Implementar prática de auditorias internas e análises crítica.

- Garantir o atendimento aos requisitos legais e normativos e o equilíbrio entre a proteção do meio ambiente e as atividades operacionais e econômicas da empresa através de rotinas incorporadas aos padrões de operação.

- Assegurar a conscientização, capacitação e habilitação dos diversos públicos relativamente às condições de QSMS através da concepção e viabilização de ações e programas específicos.

- Assegurar transparência e visibilidade às ações de meio ambiente tanto para o público interno quanto para as comunidades do entorno das instalações da empresa através da administração de ações de comunicação.

- Assegurar a motivação da equipe e otimização de seu desempenho através do acompanhamento do desenvolvimento das atividades, da viabilização de treinamento adequado e do incentivo ao cumprimento dos objetivos.

- Assegurar a saúde ocupacional e a segurança do trabalho das equipes própria e contratada através de ações preventivas e corretivas eficazes.

- Assegurar o cuidado ambiental através do atendimento às normas e procedimentos relativos ao meio ambiente.

- Preparação, acompanhamento e implantação do PPR- Programa de Parceria Responsável Petrobrás na implantação dos requisitos estabelecidos.

- Avaliação do cumprimento das Normas Regulamentadoras- NRs em empresa de médio e pequeno porte.

 

Principais competências:

 

- Planejamento Estratégico.

- ISO  9001.ISO14001.OHSAS 18001.

- Sistema de Informação- Indicadores de Desempenho.

- Mapeamento dos Processos.

- Programa 5S.Auditoria do Sistema de Gestão Integrado.

- Formação de auditores internos.

- Satisfação de Clientes.

- Implantação de Práticas para Tratamento às Reclamações de Clientes.

- Avaliação de Fornecedores.

- Palestras sobre Postura no Atendimento, Motivacionais.